Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Vou mostrando como sou, e vou sendo como posso. Insta: @danielrprj

2 de junho de 2026

Por Que É Proibido Gostar de Flores?


 











Gostar de flores é fraqueza.
Foi isso que ensinaram.
Homens não se encantam.
Homens apenas suportam.

Não olhe o céu por muito tempo.
Não escreva poemas.
Não chore na despedida.
Não demonstre afeição.

A dureza virou uniforme.
O silêncio, obrigação.
Cada sentimento escondido
recebeu o nome de vergonha.

Mas eu gosto das flores.
Da chuva nas janelas.
Do perfume das manhãs.
E da beleza das coisas simples.

Gosto de abraços demorados.
De palavras sinceras.
De lembrar quem partiu.
E de sentir saudade.

Então me chamem de estranho.
Prefiro essa condenação.
Pois pior que amar flores
é viver sem encantação.

Daniel André

12 comentários:

  1. Viver sem encantamentos é durro demais! Todos tem o direito de gostar de tudo que quiserem. Linda poesia! abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Daniel! É bem por aí mesmo. Os homens foram ensinados desde cedo que gostari de flores, poesia e se encantar pela beleza da vida é sinal de fraqueza, mas sabemos que isso é um erro. Homem pode e deve gostar de tudo isso e ainda assim ser homem. Muito bom o seu poema. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Você sabe lidar com as palavras amigo. Saudades de vc.

    ResponderExcluir
  4. Realmente vc sabe lidar com as palavras. Saudades de vc.

    ResponderExcluir
  5. Eu, homem, macho, gosto muito de flores.

    ResponderExcluir
  6. Olá Daniel
    Primeiramente queria lhe agradecer pelo lindo comentário
    Que vc deixou no meu blog
    Amei, de verdade.
    E li seu poema e achei lindo e verdadeiro.
    Homens são homens de verdade com certeza se encantam
    Com as flores e amam as coisas mais simples da vida.
    Obrigada por compartilhar algo tão especial.
    Abraço mineiro pra você.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Daniel, belíssimo poema, tão verdadeiro!
    É verdade homem não podia gostar de muitas coisas,
    e também não podia chorar!!
    Ver um homem a chora é uma das coisas que emociona, se chora é porque a coisa é seria, porque emocionou, porque também sofre.
    Homem chora é puro sentimento, e emociona muito. Flores? Mas por que não pode gostar, achar lindas?
    Eta preconceitos idiotas.
    Adorei, meu amigo, parabéns por tão verdadeiro texto.
    Abracito gaúcho, já que a Larissa deixou o mineiro! rsss

    ResponderExcluir
  8. Lindíssimo poema, sentir a Vida, isso é algo que nos eleva e nos faz vibrar, que pra mim é sem distinção!
    Amei ler e te parabenizar por sua linda sensibilidade!
    Abraços bem apertados!

    ResponderExcluir
  9. Bravo André, como não se encantar com a beleza das flores, com a alegria das cores. Somos de outro mundo então, mas felizes encantados e enamorados das coisas belas e sensiveis.
    Linda inspiração como um grito ao sensivel.
    Um abração amigo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Daniel.
    O que dizem dos homens não é a realidade.
    É uma máscara.
    Homens de verdade choram, riem, amam, tem sentimento.
    O resto é balela.
    Lindo poema!

    ResponderExcluir
  11. Acredito que homens precisam ser homens, e isso não impede de que sejamos sensíveis, gostarmos de flores e de contemplarmos o luar.

    Belo poema

    ResponderExcluir
  12. Talvez essa sensação de gostar de flores venha muito
    da forma como o indivíduo é criado ou se relaciona com o mundo.
    O Brasil é um país de várias culturas então em algumas regiões
    o nivel de interesse é mais baixo.
    Mas lembrando que os maiores colecionadores do Brasil de flores,
    cactos ou plantas em geral são homens. é um mercado bem competitivo e por incrível que pareça as empresas dão mais credibilidade aos homens em se tratando de natureza na sua forma mais ampla, kkk.
    Homem não gostar de flor está mais ligado a um dito popular do que realmente acontece na realidade.
    Viver sem "encantação" é duro mesmo.
    Atualmente aqui na família são 7 meninos, brincam de coisas de meninos mas também plantam flores kkkk.
    Mais um maravilhoso poema.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e comentário. Abraços, Dan.