Quem sou eu

Minha foto
Vou mostrando como sou, e vou sendo como posso, jogando meu corpo no mundo ...

21 de fevereiro de 2019

Eu lírico


Sonho? Só sei que está chovendo.
As galinhas ciscam o terreno
e comem as minhocas da cabeça de alguém.
Amém, não sou eu.

A saliva levemente estala no paladar,
resgata o bolo de banana
e a colher que trinca,
na saudosa xícara de porcelana.

Desenho um coração
no vapor da janela na cozinha
dentro dele hibiscos, camomilas
rosas brancas e cavalinhas.

A chaleira apita, acordo.
Sirvo o chá num ambiente onírico
para sentimentos, pessoas e coisas
que vestem o meu eu lírico.

Daniel André.

29 comentários:

  1. Boa noite de paz, Dan!
    Você tem o nome do meu filho, tão bonito nome profético!
    Sabe, vamos sonhando... lógica e liricamente.
    Todo cenário descrito para descrever poeticamente belas recordações que temos.
    O chá de alguns sabores servidos na xícara de porcelana suavizam a saudade que é metaforizada com o 💙 no ar desenhado...
    O bolo de banana da vó, da mãe, da tia, da madrinha... não tem igual.
    Adorei passar pelo post do poeta e pôr aroma e sabor ao início da noite.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Abraços fraternos de paz e bem
    🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Meu querido amigo, que lindo! Adorei 😎👍

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda rapaz. Vivenciei na imaginação quase real cada imagem descrita. Que ilustração magnífica. Só um detalhe, ou melhor, dois: Queria que as galinhas ciscassem e comessem as minhocas da minha cabeça e troquei o chá por um café ... rs

    Beijão para você Dan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que voltar para dizer que compartilhei esta beleza no meu Face. Não resisti.
      Não sei porque, só hoje fui conferir o seu perfil. Que surpreendente: Agora sei o porque de minha identificação pessoal com você: Barry White, Roberto Carlos, Abba, Jovelina Bethânia, Laranja Mecânica, Casamento de meu Melhor Amigo, Uma Linda Mulher, Meia Noite em Paris, O Mundo de Sofia, Nietzsche [meu filósofo predileto, meu guru, meu ídolo - Estudei Filosofia]. Na abertura de meu blog lá consta esta citação desde o que foi criado em 2007: O gosto de minha morte na boca deu-me perspectiva e coragem. O importante é a coragem de ser eu mesmo. - Friedrich Nietzsche.

      Beijão querido amigo.

      Excluir
    2. Oi Paulo, meu amigo, somos amigos em comum com o Dan, me deu a liberdade de me intrometer aqui lendo seu comentário, pois olhe, eu também me identifico pelos gostos aqui mencionados, eita mundo pequeno, somos todos um e um em todos mesmo!
      Abraços bem apertados!

      Excluir
    3. Pois então Ivone. Mundo pequeno mesmo. Semelhantes definitivamente se atraem ... rs
      Feliz com isto.

      Beijão amiga querida.

      Excluir
    4. Paulinho e Ivone, duas pessoas que guardo grande carinho e gratidão ao longo desses anos nesse mundão virtual. Nietzsche é o martelo que arrebenta a hipocrisia, o moralismo e nos conduz ao caminho do "ubermensch" rs. Queridos, creio que independente do tempo, sempre irá existir músicas boas e ruins. Particularmente ouço oque o meu interior pede e se sente feliz. Abba, Novos Baianos, Roberto Carlos, Jovelina, Caetano, Barry White, Bethânia entre outros, sempre fizeram parte do infinito particular, e ainda continuam rs! Definitivamente, os semelhantes se atraem. Abraço de urso pra vocês.

      Excluir
  4. Bonita paisagem para um dia de chuva no interior. Vou de café com bolo e trânsito congestionado,rs. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Daniel, boa noite!!
    Sonho acordado, chá, chuva, desenhos na janela, sentimentos... Imagens belas de uma tarde poética. Quando o eu é poético, transforma tudo em poesia!
    Um grande abraço
    Ângelo

    ResponderExcluir
  6. Que poema lindo, me vi diante de uma xícara de chá de hibisco e camomila pra acalmar a alma que fica sempre agitada na ânsia de viver.
    Essa bela vida de se poder sentir o gosto do bolo de banana só no pensar!
    As minhocas, nossa, quantas estão nas cabeças de muitos e eu também agradeço por não ser na minha!
    Visto seu "eu" lírico, amei ler aqui, energia boa!
    Abraços bem apertados!

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de chá nos serviu com sua rica inspiração...
    Confesso que no paladar levo o gosto de alimento para a alma!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo,amigo poeta!
    Bravo!!!!!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, querido Dan!

    Ser lírico e sonhador é um dom e é bom para nosso interior.

    Teu poema é tão cheiroso e apetitoso! Sonho ou realidade? Não interessa! Vamos desenhar coraçõezinhos no vapor de todas as janelas e dentro deles colocaremos flores, como você tão amorosamente fez. Sorrimos ambos e sorvemos o sabor das iguarias, que nos ofereces, tão gentilmente.

    Que bom! Adoro chá, mas tb quero um tiquinho de bolo, desse daí. Senta junto de mim. Vamos papear e aproveitar as coisas boas, simples, que a vida tem para nos dar.

    Amei teu poema e tuas doces palavras em meu blog. OBRIGADA!

    Beijos, lindo e musculado homem!

    ResponderExcluir
  10. Ah, "tava" esquecendo a imagem. É tão caseira e prazerosa! Hum! Como o chá tá gostoso e olha k a chávena é de qualidade.

    Beijos e bfds.

    ResponderExcluir
  11. Adorei!
    Bom final de semana.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Voltamos do hiatus com bons conteúdos.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  12. Encantador, como tudo o que você escreve e me desperta liricamente.
    Fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  13. Li, reli... lembrei da minha Tia Rosa e de suas xícaras antigas, os pires e xícaras eram de jogos diferentes. Nós, crianças, adorávamos escolher com quais tomaríamos o nosso café da tarde.

    Lindo demais, me enlevou, literalmente.

    ResponderExcluir
  14. Olá amigo
    Expor o seu eu lirico e sonhador em versos que nos faz andar em nuvens de magia nesta encantadora poesia meu amigo
    Feliz demais com a sua visita meu amigo
    Um grande abraço e um feliz domingo

    ResponderExcluir
  15. Oi Filhote,
    Linda poesia que encanta quem a lê.
    Posso tomar um pouco nessa lida xícara de porcelana?
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  16. Gago seu doido? Cade vc cara?

    ResponderExcluir
  17. Gostei do coração que desenhou no vapor da janela da cozinha…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  18. Belíssimo poema!
    E chá e chuva sempre combinam.

    Ótima semana,
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. A simplicidade vai descendo e se encontrando com a complexidade e revelando, a bela inspiração. Parabéns Da-dan! Grande abraço. Feliz semana.

    ResponderExcluir
  20. Caro poeta Daniel André (Dan), gosstei do seu poema, que termina com esta bela estrofe, como as demais do seu Eu lírico:

    "A chaleira apita, acordo.
    Sirvo o chá num ambiente onírico
    para sentimentos, pessoas e coisas
    que vestem o meu eu lírico."


    Uma ótima semana.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  21. Gosto da sua delicadeza nas palavras suaves
    que remetem cores queme dão uma sensação de
    aconchego.

    Gosto dessa sua forma singular de mostrar sua ótica
    para nossos olhares do coração.

    Gosto dessa sua generosidade simples e carinhosa
    em ofertar quem vai chegando aqui, com seu lirismo
    de menino poeta.

    Agradeço pelo chá quentinho, pelos aromas e texturas
    irei levar com carinho num cantinho especial da
    minha memória.

    Meu abraço Menino...Tenha uma feliz madrugada
    e bom amanhecer.

    ResponderExcluir
  22. Olá Dan

    Que bom encontrar poemas que nos despertam tantas imagens, reflexões, interpretações e sentimentos. Considero muito feliz cada escolha sua neste texto.

    Abraço

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e comentário. Abraços, Dan.